RESUMO
Código: 101
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Miolo: A Internacionalização de Uma Marca.
 
Este artigo tem como foco o processo de internacionalização da marca Miolo, utilizada nos vinhos produzidos pela empresa vinícola do mesmo nome, localizada no estado do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados relativos a esse processo foi efetuada junto à própria organização através de entrevista com um de seus principais diretores, a partir de informações documentais, além de informações extraídas do website corporativo da empresa, bem como no Anuário Análise de Comércio Exterior, revista especializada em negócios internacionais. O processo foi analisado à luz de referências teóricas sobre a temática internacionalização de empresas, mencionando aquelas que foram mais aplicáveis ao presente caso. A partir da análise desses dados, chegou-se ao entendimento que o sucesso da internacionalização da marca Miolo deveu-se primeiramente à demanda externa, e atualmente tem sido fruto do planejamento estratégico da empresa. Nele, são previstos incrementos graduais, o aproveitamento de vantagens competitivas naturais e adquiridas mediante alianças com outras empresas, bem como a implementação da estratégia internacional visando expandir-se para além das fronteiras nacionais.