RESUMO
Código: 102
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
As Múltiplas Funções Sociais do Automóvel.
 
Apesar de ter sido criado inicialmente para servir de meio de locomoção, o automóvel tornou-se um dos mais importantes fenômenos da sociedade contemporânea, podendo inclusive ser estudado sob múltiplos aspectos. Dentre essa diversidade de aspectos, o presente trabalho analisa o automóvel de um ponto de vista sociológico, adotando para tanto a perspectiva funcionalista. Para tanto, neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa exploratória elaborada com base em levantamento bibliográfico e utilização da análise de conteúdo. Assim sendo, foram identificadas oito funções latentes do automóvel, quais sejam: 1) extensora de segurança e conforto, 2) comunicadora de identidade, 3) concessora de liberdade e independência, 4) reafirmadora de liberdade, 5) de integração a grupos sociais, 6) de aquisição de status, 7) outorgadora de poder e 8) concessora de prazer e sexualismo. Os dados obtidos contribuem para reafirmar a hipótese segundo a qual as funções latentes do automóvel variam de um grupo social para outro e ainda a hipótese segundo a qual o automóvel supre as necessidades existentes na sociedade, cumprindo assim uma importante função integradora.