RESUMO
Código: 103
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Ações Desenvolvidas A Partir do Posicionamento Estratégico de Ies Particulares Na Cidade de São Paulo: Dilemas do Binômio Lucratividade X Responsabilidade Social.
 
As Instituições de Ensino Superior (IES) particulares são organizações que atuam no complexo e mutante cenário da prestação de serviços educacionais que, a partir da década de 1990, assistiu a uma expressiva reformulação estrutural no país, com conseqüências acentuadas principalmente nos grandes centros metropolitanos como a região da Grande São Paulo (SP). Mais recentemente, constatou-se também a mudança do perfil do corpo discente, o que tem feito com que muitas IES revejam suas estratégias de atuação e ações desenvolvidas em função de questões ligadas à lucratividade e a responsabilidade social. A partir de análise documental, entrevistas e questionários aplicados aos gestores, diretores e coordenadores de área de cinco universidades/centros universitários paulistanos pesquisados, este estudo objetivou compreender melhor o posicionamento estratégico e as conseqüentes ações desenvolvidas por essas IES particulares. Assim sendo, buscou-se classificar quais posicionamentos e ações estiveram direcionados à lucratividade ou à responsabilidade social. Tal classificação evidenciou que as universidades particulares pesquisadas têm um maior volume de ações voltadas à responsabilidade social, enquanto os centros universitários têm uma maior concentração de ações focadas na busca pela lucratividade.