RESUMO
Código: 115
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Barreiras e Facilitadores Para A Geração do Conhecimento e Sua Utilização Entre Projetos Encadeados – Um Estudo de Caso Com Jogos de Empresas
 
O presente artigo aborda a questão da geração do conhecimento e sua utilização entre projetos encadeados, com ênfase nos fatores propulsores e restritivos do processo. Foi conduzido um estudo de casos múltiplos em uma turma de alunos de pós-graduação que participou de um Jogo de Empresas. O jogo foi dividido em 5 ciclos de quatro rodadas de decisões. Do ponto de vista do estudo, cada ciclo equivaleu a um projeto. Para o grupo pesquisado, o fator considerado como o de maior impacto positivo na geração e utilização de conhecimentos foi a “troca de idéias face a face”, particularmente nas interações informais. Além disso, constatou-se uma forte inércia para tirar dúvidas fora do âmbito da equipe. Outros fatores considerados positivos foram as “paradas para análise e planejamento (reflexão)” e a “motivação dos alunos” – sendo que este último fator oscilou significativamente ao longo da atividade. O fator considerado como o de maior impacto negativo na geração e utilização de conhecimentos foi a “escassez de tempo”. O efeito restritivo era reforçado quando juntou-se a esse fator a “pressão por rapidez”. Por fim, “pressão por resultados” e “competição” dividiram as opiniões, sendo considerados fatores positivos por uns e negativos por outros, dependendo das circunstâncias.