O Principal objetivo deste artigo é discutir e analisar o modelo de planejamento estratégico, a Planeação Estratégica Participativa (PEP), adotado por uma empresa de limpeza urbana e investigar se ele foi capaz de formar estratégias para a empresa. Pesquisadores e praticantes do planejamento estratégico divergem quanto a sua capacidade de produzir estratégias implementáveis. Alguns consideram que esse tipo de planejamento se preocupa mais com programação e controle. Partindo-se de uma revisão da literatura sobre estratégias e abordagens de planejamento, procurou-se aplicar esse referencial teórico ao caso da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (EMLUR) do município de João Pessoa PB e, em particular, analisar como a PEP foi desenvolvida nas suas oito etapas, procurando-se identificar os fatores que facilitaram ou dificultaram a formulação de estratégias. Para isso foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos, incluindo observação direta pelo autor e entrevistas com o grupo estratégico que elaborou o plano utilizando a referida metodologia. Da analise, conclui-se que o processo adotado pela empresa não só resultou em estratégias, mas levou a implementação delas. |