RESUMO
Código: 125
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Responsabilidade Social Empresarial (rse) e Sua Integração Às Praticas de Gestão
 
Neste artigo fazemos um resgate histórico do tema da responsabilidade social empresarial (RSE) desde o seu surgimento e do emblemático artigo de Milton Friedmann, com a célebre frase “A responsabilidade social da empresa consiste em aumentar seus próprios lucros”, (FRIEDMANN, 1970). Acompanhamos sua evolução, mundialmente, e sua inserção no mercado brasileiro. Olhamos para a evolução do papel das organizações e para as forças que exercem pressão sobre as empresas a respeito do tema, sejam elas oriundas da sociedade civil, do mercado, do governo ou de outros “stakeholders”. Visitamos o conceito de RSE e avaliamos sua vinculação com a geração de valor e com o mercado investidor. Examinamos a pauta da gestão empresarial e procuramos, ao longo do artigo, definir se podemos considerar a RSE um tema amplamente aceito e integrado a esta pauta, e, além disso, aderente às estratégias competitivas. O fazemos, principalmente, através da análise de pesquisas recentes publicadas sobre o tema no Brasil e à luz de artigos e publicações sobre o tema. Tecemos algumas considerações finais e sugerimos caminhos para o aprofundamento de novas pesquisas.