RESUMO
Código: 130
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Consumo de Desenhos Japoneses: Uma Pesquisa Exploratória
 
O Brasil possui a maior colônia japonesa fora do Japão. Dessa forma, muitos dos costumes e hábitos japoneses foram assimilados pelos brasileiros. Um dos produtos da cultura popular do Japão muito bem aceito e em expansão no Brasil são os desenhos japoneses na forma animada (anime) ou em história em quadrinhos (mangá). O intuito deste trabalho é conhecer o perfil do consumidor de desenhos japoneses, seu comportamento, opiniões e atitudes e compará-los com o consumidor japonês. Para isso foi realizada uma pesquisa com amostragem não probabilística com 562 respondentes maiores de 11 anos. A coleta de dados foi feita em eventos promovidos para a categoria, além de comunidades de redes de relacionamento, listas de discussão e fóruns. Conclui que de uma forma geral o consumidor brasileiro é bem diferente do japonês. Além disso, é jovem, estudante, principalmente da classe A e B. Compram os mangás em bancas e lojas especializadas e assistem os animes no computador, DVD e TV. Preferem comédias, ação, aventura e romance e os cultivam como passatempo, tendo primazia em relação aos outros desenhos. Os desenhos animados já deixaram de ser exclusividade da colônia japonesa se expandiram e conquistaram os brasileiros.