RESUMO
Código: 131
Área Temática: Governança Corporativa

 

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O Comportamento das Organizações e As Boas Práticas de Governança Corporativa Na Disponibilização de Informações Aos Investidores Via Internet.
 
O Comportamento das organizações está mudando. O surgimento da Governança Corporativa no Brasil corrobora essa mudança de atitude que é alicerçada em quatro pilares que as organizações devem ter com seus stakeholders: Fairness (Equidade), Accountability (Prestação de Contas), Compliance (Conformidade) e Disclosure (Transparência). Levou-se em conta este último para determinar a elaboração desta pesquisa. Este artigo tem por objetivo verificar a existência de informações de interesse do investidor na internet e a facilidade em acessá-las. Através de uma pesquisa exploratória junto aos sites das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa, buscou-se identificar se as empresas adotam ações que convergem com as orientações da BOVESPA. A velocidade da informação, e a segurança dos dados para subsidiar as decisões, sugerem que a internet possa ocupar papel fundamental para que os investidores tenham suas atendidas necessidades de informações, de modo a orienta-los quanto ao acompanhamento dos investimentos realizados, além de propiciar melhor oportunidade de investimento no momento. Pode-se concluir que todas as empresas de capital aberto, que aderiram a um dos três níveis de Governança Corporativa, utilizam o website corporativo como um canal de comunicação efetivo com seus investidores, o que fortalece a estratégia de disclosure (transparência) na disseminação de informações.