RESUMO
Código: 133
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência do Empreendedor Na Formação das Estratégias: Um Estudo de Caso Na Pousada do Amparo em Olinda/pe
 
O objetivo deste trabalho foi o de compreender como o empreendedor da Pousada do Amparo influenciou a formação das estratégias adotadas pela empresa que permitiram a sua diferenciação no mercado hoteleiro em Olinda-PE. Em busca de alcançá-lo, o referencial teórico sobre estratégia e empreendedorismo foi construído. Para tanto, adotou-se o estudo de caso, de natureza qualitativa, no qual se utilizou de três instrumentos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada e observação direta. Para análise dos resultados, aplicou-se o método qualitativo de análise de entrevista que propiciou a interpretação da dialógica entre as falas dos respondentes, facilitando a identificação de características relevantes de seu perfil comportamental como empreendedor e suas influências nos resultados do negócio. Constatou-se que a estratégia de mercado, o posicionamento da empresa e as políticas de crescimento do negócio investigado receberam influência direta do comportamento empreendedor do empresário. Essas influências ocorreram por meio da personalidade, visão e redes de relacionamentos do principal empreendedor. Desse modo, observou-se que as estratégias foram fortemente influenciadas pelo proprietário da firma.