Cada vez mais as empresas buscam segmentar e desenvolver seu mercado de atuação para conseguirem adequar suas estratégias de negócio conforme demandas e desejos do seu público-alvo. Quanto mais se conhece profundamente seu mercado alvo, melhor será a decisão e elaboração de estratégias para a conquista dos objetivos empresariais. Técnicas, computadores, disponibilidades de dados e informações digitais estão cada vez mais sofisticadas e acessíveis com menores custos e maiores interfaces. A partir da década de oitenta tem-se observado que as empresas estão preocupadas na busca de informações sobre como é o consumidor de seus produtos e serviços, quais são suas necessidades, faixa etária, padrão social, estilo de vida, personalidade, desejos, entre outros. Nesse contexto, o artigo procura de forma exploratória, através do modelo conceitual de segmentação mercadológica, destacar o mercado consumidor da terceira idade, quais suas características, comportamentos, necessidades, crescimento, dentre outros, de forma que proporcione as empresas a observarem com maior atenção as oportunidades e elaborarem estratégias específicas para esse mercado. |