RESUMO
Código: 154
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Comunidades de Prática de Consultores: Uma Estratégia Para A Gestão do Conhecimento
 
Como a prática de consultoria organizacional tem no gerenciamento de conhecimento o requisito básico para o atendimento da eficácia de suas atividades, o consultor precisa estar constantemente aprendendo, adquirindo novos conhecimentos e informações. Estes conhecimentos podem ser adquiridos através de discussões, interações e da reflexão em grupos, em comunidades de práticas. Apesar de proporcionarem muitos benefícios para seus membros, estas comunidades, no entanto, enfrentam dificuldades, que impactam na sua sustentabilidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as aspirações, as dificuldades enfrentadas e os benefícios obtidos pela Comunidade de Formação de Consultores Organizacionais, que foi organizada em Recife-PE. Trata-se de um estudo de caso qualitativo realizado através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com consultores que participaram da comunidade. Várias dificuldades foram identificadas, com destaque para a pouca disponibilidade de tempo dos consultores para se envolverem e se comprometerem com a comunidade e para o fato dos mesmos serem pouco abertos a exporem suas experiências. Não obstante, vários benefícios foram identificados, com destaque para a mudança de postura dos consultores envolvidos, tornando-se mais eficazes em suas práticas.