RESUMO
Código: 158
Área Temática: Organização do Terceiro Setor

 

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Alianças Estratégicas Intersetoriais: Uma Alternativa Para A Viabilização de Empreendimentos Sociais
 
O objetivo deste artigo é analisar, à luz do corpo conceitual que orienta, atualmente, as discussões e práticas relacionadas às parcerias sociais, o processo de construção de alianças estratégicas intersetoriais para a viabilização de empreendimentos sociais. Objetiva também discutir alguns dos principais componentes que podem assegurar maior longevidade a essas iniciativas de colaboração. Dentro da abrangência do tema, foi feito um recorte para limitar às análises tão somente àquelas alianças estratégicas viabilizadas entre organizações de mercado e organizações da sociedade civil. Na discussão dos componentes relacionados com a longevidade das alianças, utilizou-se, como referência principal, os resultados de uma pesquisa realizada em países da América Latina, sob a coordenação da Social Enterprise Knowledge Network – SEKN, rede ligada à Harvard Business School. Trata-se de um assunto novo, sobre o qual ainda está sendo construída uma epistemologia organizacional própria, embora as experiências até aqui implementadas sejam extremamente valiosas. Espera-se com este artigo contribuir para uma melhor compreensão de um assunto que está pautado para debate na academia, na instância corporativa e nos fóruns apropriados da sociedade civil.