RESUMO
Código: 161
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Externos e Seus Impactos Na Estratégia e Na Estrutura: As Empresas do Pólo de Cosméticos de Diadema.
 
Algumas mudanças ocorrem nas organizações com a intenção de manter a competitividade empresarial e mercadológica. Essas mudanças ambientais interferem de alguma forma na estratégia e também na estrutura das organizações. Este estudo, realizado através de amostra das empresas participantes do Pólo de Cosméticos de Diadema, caracterizado como sendo uma rede horizontal de cooperação por se tratar de um agrupamento de empresas similares, independentes, organizadas em um local ou região, trata da ocorrência dessas mudanças e o seu impacto em relação à estratégia e estrutura de cada empresa. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, nota-se uma flexibilidade das empresas, no sentido de proporcionar uma adequação em seus planos, procedimentos e objetivos, que podemos chamar de estratégias do negócio com a finalidade de adequar-se às necessidades dos clientes. Como conseqüência dessa flexibilidade, em alguns casos há a necessidade de se adaptar a estrutura às novas percepções estabelecidas por este ambiente externo, gerado pelos clientes da empresa. Por se tratarem de empresas de pequeno ou médio porte, suas estruturas estão dimensionadas para suportar mudanças organizacionais decorrentes dos objetivos estratégicos.