RESUMO
Código: 166
Área Temática: Administração Geral

 

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Os Determinantes da Vantagem Competitiva da Fruticultura Irrigada Brasileira Sob A Ótica do Seu Principal Competidor
 
O propósito central deste artigo é analisar os determinantes da vantagem competitiva nacional da fruticultura na região do semi-árido nordestino, sob a ótica do Grupo Fruitfort. O arcabouço teórico é composto essencialmente pelo Modelo Diamante, proposto por Porter (1989). Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo e analítico, longitudinal e de natureza histórica. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas semi-estruturadas, em uma amostra intencional, complementadas pela observação participante e pela pesquisa documental. Os dados indicam que, dada a dependência ao contexto externo das empresas que compõem a região do sub-médio do São Francisco, voltadas à produção e à exportação de frutas, o Modelo Diamante faz-se continuamente presente, ainda que todos os seus determinantes não tenham sido confirmados. Dentre os resultados, constatou-se que os vértices condições dos fatores, indústrias correlatas e rivalidade entre as empresas foram decisivos para que o Grupo Fruitfort apresentasse padrões de estratégia bem sucedidos. Ademais, percebeu-se que os projetos de irrigação promovidos pela CODEVASF como cruciais para o início e continuidade das operações das empresas no cluster.