RESUMO
Código: 169
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Certificação de Qualidade Nos Hospitais Públicos da Cidade de São Paulo.
 
As certificações de sistemas de qualidade se constituem em um dos pontos estratégicos das mais diversas organizações: o que, inicialmente, era considerado um diferencial para as empresas, hoje passa a ser termômetro de sua qualidade e da qualidade dos produtos e serviços prestados. Existe uma grande variedade de certificações no mercado, algumas com maior abrangência e outras mais específicas, como é o caso das certificações para hospitais. Para a elaboração desta pesquisa, consideraram-se as certificações utilizadas pelos hospitais. Este artigo tem por objetivo apurar especificamente como a certificação de sistemas de qualidade se apresenta em hospitais públicos. Para atender este objetivo, foi realizada pesquisa exploratória baseada em referencial teórico e pesquisa de campo com 26 hospitais públicos da cidade de São Paulo no ano de 2007. Os resultados apontam que os hospitais públicos possuem número reduzido de certificação, mas apresentam esforços para obter certificações num futuro breve. Essa condição possibilitaria aos hospitais públicos melhorarem a qualidade de seus serviços, item tão necessário para o cumprimento de sua missão social.