RESUMO
Código: 170
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Motivadores dos Relacionamentos Interorganizacionais: Estudo Na Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Região de Guarapuava-pr
 
O objetivo desta pesquisa se assenta em contribuir para o campo de conhecimento dos relacionamentos interorganizacionais por meio entendimento dos motivadores presentes na formação de uma rede interorganizacional de cooperação, tendo como campo de estudo a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Região de Guarapuava-Pr (Acomac-Guarapuava). Para tanto, o estudo de caso se mostrou como a estratégia mais indicada para esta pesquisa exploratório-descritiva, pois a flexibilidade inerente a ela permitiu uma abordagem multimétodos e multiníveis por meio da combinação de métodos qualitativos e quantitativos. A análise dos dados buscou sustentação na técnica de triangulação de dados de forma que se procurou discutir os pontos convergentes entre os dois métodos adotados. Os resultados apontam que os principais motivadores dos relacionamentos interorganizacionais foram: i) melhoria dos relacionamentos entre as empresas do setor; ii) acesso a recursos; iii) melhoria dos relacionamentos com fornecedores; e iv) melhoria do desempenho e competitividade. O artigo finda considerando a necessidade de estudos complementares que considerem os resultados dos relacionamentos interorganizacionais, pois isso poderia gerar informações úteis sobre a eficácia da cooperação interorganizacional.