RESUMO
Código: 174
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Governança em Redes de Negócios: Um Estudo Sob O Enfoque da Performance Competitiva
 
Este trabalho tem por objetivo estudar a presença e de que forma é exercida a governança na rede de negócios do setor editorial de revistas, vendidas em bancas de jornais. Foi feito um estudo exploratório que usou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas. Os entrevistados atuam em: uma editora, nas duas distribuidoras, no Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo, na ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e um jornaleiro. Na entrevista com estes elementos foi utilizado um roteiro semiestruturado de questões. A análise dos resultados encontrados permitiu reconhecer a existência da governança, que é exercida pelo distribuidor, bem como os benefícios por ela propiciados, tais como: maior eficiência, diminuição de erros nos processos, redução de custos, eliminação de empresas ineficientes, regularidade e planejamento no processo de produção, melhora na gestão do negócio, perpetuação do negócio, alto grau de especialização, maior divulgação dos produtos e aumento nas vendas entre outros; com o objetivo de obter vantagem competitiva para toda a rede de negócios.