RESUMO
Código: 175
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Concessionárias de Veículos: Estratégia de Agregação de Valor Por Meio de Serviços.
 
O aumento das exigências dos consumidores e as constantes transformações na cadeia de suprimentos do setor automobilístico têm trazido grandes desafios para as concessionárias de veículos automotores. A competição entre marcas e estratégias de diferenciação tem feito com que as concessionárias revisem sua posição na cadeia de valor, ganhando força nas negociações com as montadoras. A necessidade de compensar as perdas de margens de lucros na venda de carros novos, bem como a sofisticação e maiores exigências dos clientes, têm impulsionado a criação e melhoria dos serviços prestados por essas organizações. Este trabalho busca identificar sob a ótica das concessionárias, quais são os serviços que possuem maior potencial à agregação de valor ao cliente e também compensação das perdas de margem às concessionárias na venda de veículos novos, na região do ABC Paulista. Os serviços fornecidos pelas concessionárias foram identificados por meio de entrevistas com especialistas e pesquisa através de questionários aplicados aos vendedores. A análise estatística foi feita através do software SPSS, ferramenta MCA. Como resultado deste trabalho, pôde-se diagnosticar as prioridades dos serviços prestados sob a ótica das concessionárias pesquisadas.