RESUMO
Código: 176
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Estratégia de Canais de Distribuição Na Indústria Como de Cosméticos, Fragâncias e Higiene Pessoal
 
Este estudo pretendeu fornecer subsídios para a análise da seleção de canais de distribuição para categorias de produtos: através de Estudo Descritivo no mercado brasileiro de CFT- do inglês "cosmetics, fragrancies and toilletries", ou seja, mercado de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal– propôs-se a analisar a participação de três canais de distribuição varejistas (varejo tradicional, franquia, venda direta ) na venda de quinze categorias de produtos do mercado de CFT. Metodológicamente, utilizou dados de participação na distribuição, nos três canais citados, de todas as empresas do mercado de CFT, congregados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que mede o quanto cada forma de distribuição contribuiu para as vendas totais de uma categoria de produtos ou mercado, realizando análise quantitativa de dados históricos de participação dos canais de distribuição na venda das categorias de produtos do mercado brasileiro de CFT durante seis anos. Os resultados sugerem que em boa parte das categorias analisadas existe uma sensibilidade à forma de distribuição, de forma que a concorrência ocorre mais intra-canais do que inter-canais.