RESUMO
Código: 179
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Uso de Portal Corporativo Na Indústria Automotiva
 
Portais Corporativos são aplicações que integram informações e serviços da empresa, disponibilizando-os em um único ponto de acesso. De acordo com McKinsey (2003), nos próximos dez anos a indústria automotiva enfrentará uma terceira “revolução” onde clientes esperam “mais carro” pelo mesmo dinheiro, com pressões contínuas de custo e inovação para essa indústria. Isso implica em inovações na cadeia de suprimentos da indústria automotiva: para prover satisfação do cliente, as montadoras e seus fornecedores serão forçados a construir grandes redes, o que traz uma série de problemas: Que tipo de dados e serviços devem estar disponíveis com livre acesso para os usuários? Quais usuários devem ter acesso a quais dados? Uma possível resposta a essas questões é a criação de um Portal Corporativo, aplicações que integram informações e serviços da empresa, tornando-os disponíveis num único ponto de acesso. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar o uso de portais corporativos na cadeia de suprimento da indústria automotiva, mais especificamente, no relacionamento com os clientes. Alguns resultados mostram que cada vez mais é dada aos consumidores a oportunidade de personalizar os seus produtos.