RESUMO
Código: 181
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Plano de Marketing e Apreçamento: Um Estudo Exploratório
 
Segundo McDonald (2004), raramente existe um plano de determinação de preços dentro de um plano de marketing. Por outro lado, Lancioni (2005), argumenta que o plano de preços é um dos mais ignorados, negligenciados ou menosprezados deliberadamente, no contexto do marketing industrial. Não é fácil compreender porque existem tantos obstáculos organizacionais ao processo de planejamento e de apreçamento estratégico. Isto pode ser devido às políticas internas da empresa, a falta de compreensão da importância do planejamento do apreçamento ou a cultura da administração que não coloca uma alta prioridade no apreçamento (LANCIONI, SCHAU e SMITH 2005). Os administradores deveriam começar a examinar como o apreçamento é feito nas suas empresas e a trabalhar para eliminar os pensamentos discordantes que possam existir e iniciar ao mesmo tempo, o desenvolvimento de um plano de apreçamento com a participação e comprometimento de todos os principais departamentos. A aplicação dessas proposições à realidade brasileira indica que um bom início seria ter profissionais de marketing e de vendas conhecendo adequadamente os conceitos básicos e a linguagem de finanças, custos e tributos, para serem aceitos e respeitados pelos departamentos que mais geram obstáculos ao processo de apreçamento.