RESUMO
Código: 185
Área Temática: Internacionalização

 

Abrir
Arquivo

 
Planejamento Financeiro Como Estratégia Para A Obtenção de Resultados Nas Pequenas Empresas – Um Estudo de Caso.
 
Este artigo se dedica a demonstrar a importância de se elaborar um planejamento financeiro que dê suporte ao gestor das pequenas empresas, as quais caracteristicamente, não tem o hábito de faze-lo, pelo menos formalmente. O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira. Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa. A administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.