RESUMO
Código: 197
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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A Percepção de Clientes, Gerentes e Funcionários de Pequenas Empresas de Hotelaria Sobre Valores Visando Crescimento e Sustentabilidade
 
O turismo mundial vem crescendo ano a ano e ganhando espaço e força no desenvolvimento sustentável das nações. A necessidade de acompanhar esta evolução faz com que as empresas hoteleiras do Brasil busquem formas de capitanear novos clientes, pois muito mais turistas estariam dispostos a trocar as viagens internacionais pelo turismo doméstico se houvesse uma melhoria na qualidade do atendimento e na oferta de serviços. Para buscar esta fatia de mercado, é necessário compreender os valores e expectativas dos clientes, para desta forma atender seus anseios e desejos. Mas, para tal deve-se primeiro identificar os valores percebidos pela organização e colaboradores para desta forma criar uma sólida base de sustentação da cultura organizacional. Este artigo busca identificar os valores percebidos pelos clientes, gerentes e funcionários tendo em vista o crescimento e sustentabilidade deste ramo de negócio em pequenas e médias empresas e descrever como estes valores podem interferir no crescimento das empresas do setor. Em abril de 2006, foram aplicados questionários em hotéis e pousadas do distrito de Penedo, que está localizado na região da Serra da Mantiqueira e possui um grande potencial turístico. Pode constatar-se que os principais valores identificados pelos três níveis são honestidade e qualidade nos serviços prestados.