RESUMO
Código: 199
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise da Motivação de Compra do Consumidor de Instrumentos Musicais da Rua Teodoro Sampaio
 
A finalidade deste estudo foi caracterizar o consumidor de instrumentos musicais da Rua Teodoro Sampaio, as possíveis segmentações existentes no mercado, variáveis demográficas e psicográficas. A pesquisa foi dividida em duas partes: construção de um inventário dos respondentes através do levantamento de dados demográficos e mensuração de atitudes mediante a aplicação de um instrumento de pesquisa, na forma de um questionário estruturado, utilizando uma escala de Likert. Verificou-se na primeira parte do questionário (dados demográficos) como resultados do conteúdo de dados, o perfil de um consumidor que tem em sua maioria homens, entre 20 e 40 anos, com um equilíbrio no estado civil (Solteiros e Casados), com a presença da religião, mostrando uma certa divisão entre católicos e Cristãos/Protestantes, com o predomínio dos consumidores das classes A e B, ou seja, consumidores que tem renda familiar acima de R$ 1.700,00. Resultados esses que comprovam a hipótese inicial (H1), que o mercado pode ser segmentado. Foi escolhida a análise fatorial como método de pesquisa na segunda parte do questionário, ou seja, foi feito um tratamento estatístico através do Software SPSS base 13.0.0, que possibilitou agrupar 21 assertivas iniciais em 4 fatores, sendo 1 dos fatores auto descritivo. Quatro importantes tendências, que podem explicar o que os consumidores de instrumentos musicais levam em consideração para comprar instrumentos musicais na Rua Teodoro Sampaio.