RESUMO
Código: 217
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Determinantes da Decisão de Compra do Consumidor no Setor Supermercadista
 
O varejo de alimentos que apresenta vários formatos, e em especial o setor supermercadista, vem passando por transformações, que são conseqüência das mudanças mercadológicas. Uma das mudanças mais importantes é a que ocorreu no comportamento do consumidor, que busca conveniência e dispõe de menos tempo. Este trabalho tem como objetivo a análise dos determinantes do processo de escolha do consumidor, considerando dentro do mercado varejista de alimentos a relação: mercados de vizinhança versus supermercados. Para fazer essa análise foi necessário identificar através dos consumidores, quais os fatores ou critérios que influenciam na escolha de um mercado de vizinhança ou supermercado no momento de fazer as compras. Através da pesquisa constatou-se uma diferença nos determinantes do processo de escolha dos clientes de mercados de vizinhança com relação aos de supermercados. Os clientes de mercados de vizinhança consideram a proximidade da loja, o atendimento, preço, qualidade dos produtos e a organização dos departamentos, já para os clientes de supermercados são os mix de produtos, de marcas e de promoção, seguidos do ambiente da loja. O perfil desses dois consumidores difere no grau de escolaridade e na renda, fato que contribui diretamente para a distinção de hábitos e concepções.