RESUMO
Código: 219
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Planejamento de Marketing no Agronegócio: Um Estudo no Setor da Horticultura
 
O plano de marketing é um produto estratégico, e sua elaboração pode seguir diversos processos, constituindo, nas palavras de Dias (2003), uma contribuição valiosa para a estratégia de marketing de uma empresa. De natureza exploratória, o trabalho, resultante de parceria universidade-secretaria municipal de abastecimento (sema), de piracicaba-s.p., estuda a implementação do planejamento de marketing no agronegócio, no setor da horticultura, com base no processo dos 4 a´s preconizado por raimar richers. Na primeira etapa da pesquisa procurou-se desenvolver e esclarecer os conceitos vinculados ao referencial teórico do tema em estudo, tanto o relativo ao processo de planejamento de marketing quanto o do setor em análise. Em seguida, foi realizado estudo de múltiplos casos nas hortas urbanas da cidade de piracicaba, que proliferaram por lei municipal que estimulou o arrendamento de terras para esta finalidade. Como resultados da pesquisa, um diagnóstico do setor - derivado da análise, primeiro dos 4 a´s de richers- e sugestões para as demais etapas do planejamento de marketing: adaptação, ativação, avaliação, vinculadas às estratégias de composto de produto e promocionais, bem como de sistemas de controle típicos do processo de planejamento de marketing, passíveis de implementação para organizações desse setor do agronegócio