O presente artigo teve como objetivo verificar se há diferenças no perfil de estudantes de cursos de MBA (Masters of Business Administration) em função do gênero. Inicialmente, buscou-se caracterizar os cursos de MBA na pós-graduação do Brasil e como tais cursos podem contribuir para o desenvolvimento profissional, mais especificamente no contexto da diversidade de gênero. As singularidades do “feminino” e do “masculino” levam a conotações diferentes de MBA para homens e mulheres em termos de status, remuneração, aprimoramento profissional etc. Além disso, os desafios relativos à conciliação trabalho e vida pessoal podem interferir no momento de cursar uma pós-graduação. Nesse sentido, com base em medidas de estatística descritiva, testes de igualdade de médias e análise de correspondência múltipla, foram descritas as características dos estudantes egressos durante os anos de 2005 e 2006 dos cursos MBA Controller, Mercado de Capitais, Gestão Financeira e Risco ministrados por uma Fundação de Apoio a um departamento de uma universidade pública. Os resultados indicam que as principais diferenças no perfil ocorrem em função do estado civil, número de dependentes e faixa salarial. As mulheres estavam em menor número, com tendência a serem solteiras, não terem dependentes e apresentarem menores salários mensais do que os homens. |