RESUMO
Código: 231
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
A Criação de Uma Cultura Organizacional: Uma Perspectiva Comunicacional.
 
A comunicação é um tópico de grande importância nos estudos organizacionais. Através dela são emitidas mensagens com grande variedade em seus objetivos, sejam as emissões e transmissões destas mensagens realizadas de maneira consciente ou inconsciente. Os processos de comunicação influenciam direta ou indiretamente diversos aspectos das organizações. A relação entre cultura organizacional e comunicação é discutida por este ensaio, que levanta a seguinte questão: as empresas trabalham as questões relativas à comunicação em seu processo estratégico de formação e manutenção de uma cultura organizacional? Este ensaio sugere que as mensagens acarretam na criação da cultura organizacional através da comunicação, emitindo e transmitindo os elementos já intrínsecos em valores, crenças e costumes. Para o melhor aproveitamento e adequação de um modelo cultural condizente com as expectativas e desejos dos fundadores ou da alta administração de uma organização, deve-se atentar para o fato de que os fatores que determinam a emissão de mensagens, dentre eles o indivíduo e a coletividade, que, por sua vez, geram o sistema de valores compartilhados por meio da comunicação, são as bases para a criação da cultura organizacional.