RESUMO
Código: 24
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Gestão de Pessoas no Setor Público: Análise do Processo de Socialização de Novos Concursados
 
A redemocratização do país e a globalização trouxeram em seu bojo o aumento das demandas sociais e a conseqüente necessidade do Estado em supri-las, o que acarretou a busca de um novo modelo de gestão, que proporcionasse mais eficiência e participação da sociedade, já que o modelo burocrático se apresentava insuficiente para atender a nova realidade. Dentro desse contexto, desenvolver uma área de gestão de pessoas que proporcione mais eficiência e eficácia se apresenta como estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de socialização de novos concursados no setor público. A pesquisa foi realizada em um órgão público do poder judiciário, através de censo realizado com uma população de 20 novos servidores concursados, todos em fase de estágio probatório. O estudo se caracteriza como exploratório dentro de uma abordagem quanti-qualitativa com utilização do método do estudo de caso. Os resultados revelaram que não há no órgão estudado um processo formal de socialização, o que fez com que, os concursados vivenciassem diversos conflitos com os membros da organização e com o próprio trabalho a ser executado, comprometendo o seu desempenho inicial.