RESUMO
Código: 242
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Questões Sobre Processamento da Informação e Persuasão
 
O presente trabalho realiza revisão teórica sobre os fundamentos necessários à compreensão da tendência da utilização de imagens como elemento discursivo predominante no processo da comunicação de marketing moderna. Dedicando foco ao que os teóricos da área definem como retórica visual, suas implicações e impactos no processamento da informação, o trabalho vale-se de referências das áreas da psicologia cognitiva e social, da antropologia cultural e dos estudos da comunicação para contextualizar o tema e a importância da discussão para o marketing e seus esforços em estabelecer conexão entre o emissor da mensagem promocional com o público receptor. A imagem é uma poderosa ferramenta tanto para captura da atenção, quanto pela sua capacidade de gerar retenção e recall. O trabalho aborda o assunto pelo ponto de vista teórico, porém tem em vista sua aplicabilidade prática e as possíveis discussões de fundamento ético relacionado com o uso de estratégias de comunicação visual na abordagem do consumidor. Ao seu final, são formuladas algumas questões de pesquisa pertinentes que podem pautar trabalhos futuros e pesquisas empíricas sobre o assunto.