RESUMO
Código: 243
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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A Influência da Preferência Por Coerência (pfc) Sobre A Preferência do Consumidor Entre Marcas Locais e Globais Para Categorias de Produtos Com Base no Grid Fcb
 
No ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas hoje se inserem, é de suma importância que as variáveis de Marketing e suas implicações sejam bem conhecidas para assegurar competitividade e valor de marca. A Preferência por Coerência, uma dessas variáveis, é analisada nesse projeto sob a ótica da possível influência sobre a escolha de produtos locais e/ou globais para quatro diferentes produtos da matriz FCB. Chocolate, microcomputador, sabonete para uso diário e perfume para ocasiões especiais diferem entre si pelo tipo de envolvimento (alto ou baixo) e tipo de relação com o consumidor (emocional ou racional). Por meio de análises estatísticas dos dados primários gerados pelos survey desenvolvido, buscou-se observar a relação entre preferência por coerência e escolha por produtos de marcas locais e globais e, ainda, se idade, sexo ou classe social influenciam no grau de coerência do entrevistado. Análises descritivas e correlação de Spearman basearam as principais conclusões do presente estudo para rejeitar ou não as hipóteses elaboradas. Limitações e sugestões para estudos que possam ser realizados futuramente também são relatadas.