RESUMO
Código: 25
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Trade Marketing Mix: Um Estudo no Âmbito das Empresas de Produtos de Consumo no Brasil
 
O conceito de Trade Marketing tem ganhado importância cada vez maior para as empresas de produtos de consumo que trabalham com canais de distribuição independentes. A introdução do conceito tende a garantir a visibilidade da estratégia de marketing no ponto de venda, e que tem no início uma forte concentração na atividade de promoção e merchandising no ponto de venda, deixando de utilizar o potencial das variáveis do Trade Marketing Mix. O presente trabalho, por meio da interdisciplinaridade Marketing e Trade Marketing, tem o objetivo identificar a freqüência com que as variáveis do Trade Marketing Mix vêm sendo aplicadas pelas empresas de produtos de consumo que já utilizam o conceito, identificando assim, o desenvolvimento da aplicação do mesmo. O trabalho apresenta-se sob a modalidade de pesquisa exploratória e se compõe de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes aos assuntos Marketing e Trade Marketing. A coleta de dados foi realizada por meio do Método Survey para a obtenção de informações baseado no interrogatório dos participantes sobre seu comportamento, intenções, atitudes, percepção e motivação. Foi aplicado um questionário estruturado, visando certa padronização no processo de coleta de dados. O mesmo foi aplicado em uma amostra não probabilística e por conveniência, composta por 38 empresas de produtos de consumo que já tem o conceito de Trade Marketing aplicado em sua organização. Finalmente, verificou-se que as: variáveis de produtos, vendas, serviços e logística, sistemas de informações e merchandising, promoção e propaganda estão sendo aplicadas pela maioria das organizações e de forma bastante semelhante.