RESUMO
Código: 253
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo Sobre O Canal de Distribuição em Banca de Jornais
 
Este trabalho tem por objetivo conhecer o funcionamento do canal de marketing banca de jornais, bem como todos os seus participantes e as interações promovidas por eles. Foi feito um estudo exploratório que usou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas. Os entrevistados atuam em: uma editora, nas duas distribuidoras, no Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo, na ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) e um jornaleiro. Na entrevista com estes elementos foi utilizado um roteiro semiestruturado de questões. A análise dos resultados encontrados permitiu reconhecer que há três participantes do canal: distribuidor, entregador e jornaleiro, assim como as funções realizadas por eles. O setor opera em consignação sendo que, as revistas são publicadas pela editora que as entregam ao distribuidor e este as repassa às bancas de jornais. Constatou-se a presença de cinco fluxos no canal, a saber: do produto, de negociação, de propriedade, de informação e de promoção. Há também um canal reverso oriundo das devoluções das revistas que partem das bancas, retornam ao distribuidor que as envia a editora.