RESUMO
Código: 260
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Compras de Produtos de Marcas Globais e Locais Por Consumidores Caracterizados Pelo Construto Expertise
 
O presente estudo buscou discutir e analisar o construto expertise quando do comportamento dos consumidores possuidores dessa característica em relação à aquisição de produtos da Matriz FCB (para cada quadrante do Grid, fora selecionado um produto, a saber: sabonete, chocolate, perfume e computador), com especial ênfase dado a análise do comportamento do consumidor relacionado ao micro-computador para uso pessoal. Verificou-se, ainda, a preferência de marcas globais ou locais em relação aos produtos já acima citados. Após levantamento bibliográfico, foram realizadas pesquisas qualitativas (composta de dois grupos de foco) e quantitativas (420 surveys aplicados), com posteriores análises estatísticas realizadas no Excel e Minitab 15. Concluiu-se, ao final do trabalho, que os produtos de alto envolvimento recebem, como era esperado, maior atenção por parte dos consumidores, cujos comportamentos de compra englobam mais pesquisas e buscas diversas por informações do que os outros produtos de menor envolvimento, além de ser dada preferência a marcas globais, dentre elas, às mais conhecidas e já consagradas como de qualidade e confiança na cabeça do consumidor.