RESUMO
Código: 264
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Planejamento Estratégico: A Competência Empresarial Nas Instituições de Ensino Superior
 
O presente estudo analisou o Planejamento Estratégico visto como um recurso de gerenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente das particulares, como forma de adquirir vantagem competitiva. Atualmente, as IES particulares são mantidas e supervisionadas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, denominadas mantenedoras que administram instituições de ensino em diferentes níveis de escolaridade. A mantida possui relativa autonomia quanto à gestão dos recursos financeiros a ela disponibilizados, já que o controle do orçamento global é exercido pela mantenedora. Dessa forma, os recursos necessários para a viabilização do projeto acadêmico (elaborado pela mantida) devem ser aprovados pela mantenedora. No entanto, o setor de Educação Superior vem, nos últimos tempos, sendo exposto a novos desafios em razão do ambiente cada vez mais competitivo em que atua, fato que o obriga a repensar formas novas de gerir as quais contemplem as necessidades imediatistas do mercado. Para realização deste estudo, foram analisadas três IES com as seguintes características: o oferecimento de cursos de licenciatura, o fato de terem menos de dez anos de funcionamento e um corpo discente com uma média de 700 alunos. Chegou-se à conclusão de que o planejamento estratégico é mais do que uma questão de gestão administrativa: é o primeiro passo de um processo de mudança, primordial para a manutenção das entidades de ensino superior.