RESUMO
Código: 265
Área Temática: Gestão Socioambiental

 

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Responsabilidade Social: Uma Análise Longitudinal da Atitude e do Comportamento dos Consumidores Frente Às Empresas Responsáveis e Não-responsáveis Socialmente.
 
Atuar com Responsabilidade Social, em uma perspectiva estratégica, passa a ser cada vez mais importante para o desenvolvimento das empresas, pois conforme o Instituto Ethos (2003, p. 9), a percepção “de como as empresas realizam seus negócios, os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com os stakeholders” são, percebidos pelos consumidores. Este trabalho realizado com base nas pesquisas realizadas e publicadas, anualmente, pelos Institutos Ethos e/ou Akatu , busca discutir a evolução do comportamento dos consumidores frente às empresas responsáveis e não-responsáveis socialmente, entre os anos de 2000 a 2006. Pôde-se observar que em razão das respostas a essa preocupação virem sendo intensas e muitas vezes profícuas, os consumidores vêm evoluindo no sentido de buscar meios de realizar suas compras de maneira mais consciente levando-se em conta os seus valores sociais. A partir dessas novas atitudes e comportamentos, os consumidores, passam a valorizar as empresas socialmente responsáveis e punir efetivamente aquelas que desrespeitam estes princípios. O presente trabalho não busca esgotar a discussão sobre este tema, mas sim fomentar a sua discussão, através de novas pesquisas, e de ações estratégicas socialmente responsáveis que gerem a percepção do consumidor.