RESUMO
Código: 27
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Estratégias de Desenvolvimento de Marcas Próprias no Varejo Brasileiro: Um Estudo de Caso Aplicado no Grupo Pão de Açúcar
 
Diante do atual embate entre fabricantes e varejistas na disputa pela hegemonia do processo de comercialização, provocado, especialmente, pela alta concentração de poder das grandes redes varejistas, as marcas próprias ocupam lugar de destaque se tornam uma opção estratégia para os varejistas. Por essa razão, este artigo tem como objetivo entender as estratégias desenvolvidas pelas redes varejistas em relação ao desenvolvimento de produtos considerados como Marca Própria no varejo brasileiro, ou seja, produtos comercializados com a marca do próprio varejista que os comercializa. O estudo tem caráter exploratório e o método de investigação adotado inclui levantamento bibliográfico sobre pontos teóricos necessários para a elaboração de uma estratégia de Marca Própria, complementada por um estudo de caso do setor de auto-serviço representado pelo líder do varejo brasileiro, o Grupo Pão de Açúcar. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento da Marca Própria é uma atualmente uma questão estratégica para as grandes redes varejistas, pois traz aos varejistas grandes benefícios como aumento da rentabilidade e da fidelidade dos seus clientes.