RESUMO
Código: 270
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Entrepreneurship In Brazil: Are College Students Fond Of It And Aware Of What It Takes?
 
Líderes da Região do ABC (São Paulo – Brasil) têm indicado nos últimos anos, considerando o potencial da região para a criação de empregos, que o empreendedorismo é uma resposta promissora aos problemas sociais e econômicos daquela área geográfica. Entretanto, verifica-se que os empregos gerados por pequenos negócios têm sido cada vez mais raros. Uma possível razão para essa perda de atratividade pela qual o empreendedorismo passa repousa na percepção que os jovens têm sobre ele. Para responder a essa hipótese foi elaborada uma pesquisa exploratória qualitativa através da utilização do método survey como ferramenta junto a 187 estudantes de último ano de uma Faculdade de Administração da região do ABC paulista, tendo-se verificado que apenas 19,4% dos sujeitos analisados prefeririam ter e gerir seus próprios negócios ao invés de desenvolver carreiras profissionais em outras organizações. Por outro lado, tendo como base de comparação a lista das dez competências pessoais de empreendedores de McClelland’s (1987), os autores do estudo diagnosticaram que apenas 23% dos respondentes tinham uma relativa idéia sobre o que significa ser um empreendedor bem sucedido.