RESUMO
Código: 273
Área Temática: Recursos Humanos

 

Abrir
Arquivo

 
Preparação do Ambiente Interno Para A Implantação de Um Sistema de Educação Corporativa Para A Usp
 
Este trabalho relata ações e resultados das primeiras percepções dos Assistentes Técnicos de Direção da Universidade de São Paulo (USP) sobre uma possível implantação de um sistema de Educação Corporativa para funcionários. Em 2004, um estudo realizado com professores da liderança e outros formadores de opinião da universidade analisou a percepção e existência do apoio do nível estratégico. No primeiro semestre de 2007, dando continuidade ao trabalho, foram levantados, por meio da metodologia Pesquisa-Ação, aspectos importantes para a mobilização dos Assistentes Técnicos para agirem como líderes facilitadores no processo. Na primeira fase da pesquisa, oito Assistentes Técnicos responderam um questionário por e-mail e, na segunda fase, cinco compareceram a uma discussão em grupo sobre o tema, com questões semi-estruturadas a partir do retorno dos questionários. Os participantes debateram sobre os sete princípios de sucesso da educação corporativa definidos por Marisa Eboli (2004) e foi percebida a prática dos papéis dos novos estrategistas propostos por WALL & WALL (1996) e o papel do Chief Executive Officer (CEO) na Educação Corporativa propostos por Meister (2001), entretanto manifestam-se de forma isolada e na sua simplicidade por falta de uma definição clara da direção, políticas consistentes e interlocução entre a USP e suas unidades.