RESUMO
Código: 275
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Fashion Clothing Involvement: Testing A Theoretical Model
 
Resumo: Por diversos anos o fenômeno de comportamento de consumo de moda tem chamado a atenção de especialistas, críticos acadêmicos, pesquisadores e empreendedores no segmento de vestuário, indicando um campo para pesquisas e trabalhos pragmáticos. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo testar um modelo incrementado do construto envolvimento com moda. O método utilizado foi uma survey, onde a amostra foi por conveniência do tipo bola de neve com 315 pessoas. Para análise dos dados e das hipóteses elaboradas de acordo com a teoria foi utilizada a modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que os antecedentes da moda ainda carecem de explicações, pois dos três construtos eram supostos ser antecedentes do envolvimento com moda, apenas idade foi suportado. Além do mais, envolvimento com moda media duas relações, entre idade-comprometimento e idade-conhecimento subjetivo, ou seja, o construto é um potêncial bloqueador dessas relações. Pesquisas futuras podem refinar o modelo sugerido e incrementar o mesmo no que tange a inserção de outros construtos tais como confiança, leadalde, etc. Ao final, sugestões para pesquisas são expostas e as limitações apresentadas.