RESUMO
Código: 279
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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As Estratégias Market-driven e Market-driving de Orientação Para O Mercado: Proposição de Um Modelo Integrado de Referência
 
Resumo: A despeito da proliferação de estudos na área, a literatura market-driving mostra ainda incontestes limitações. Primeiramente, há poucos trabalhos sobre o tema. Em segundo, esses trabalhos constituem-se ou em descrições conceituais a partir de evidências do contexto empresarial, de estudos de caso isolados, ou revisões de literatura enriquecidas por inputs de teóricos atuantes no marketing. Assim, há uma séria lacuna empírica a ser transposta no campo. É nessa problemática que se insere o objetivo do presente trabalho, em vistas de propor um modelo teórico integrado para a estratégia de orientação para o mercado, justamente contemplando as duas abordagens aludidas. Sobre o modelo lançam-se proposições de pesquisa pertinentes. O desenvolvimento aludido do modelo poderá ajudar a responder questões básicas tais como: (1) por que algumas organizações possuem mais habilidade em dirigir o mercado do que outras? (2) quais os efeitos da estratégia market-driving sobre a performance? (3) teria uma estratégia market-driving maior impacto sobre a performance do que a estratégia market-driven? (4) sob quais contingências ambientais a estratégia market-driving é mais eficiente? e (5) seria a estratégia market-driven moderadora da relação market-driving sobre a performance?