RESUMO
Código: 28
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Valorização das Competências dos Gestores de Negócios em Serviços de Alimentação.
 
Busca-se neste artigo identificar as competências necessárias aos gestores de negócios em serviços de alimentação e avaliar o grau de valorização dessas competências na opinião dos próprios gestores, na gestão das empresas. Dentro da diversidade de características próprias de cada empreendimento foi possível, também, conhecer o perfil das empresas, dos gestores e as alianças empresariais. Este estudo adotou os conceitos de competências de Dutra (2004), que verifica os resultados produzidos e enfatiza o conceito de entrega; de Fleury e Fleury (2004), que definem competências como ações que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo e ainda de Levy-Laboyer (1996) que afirma que as competências estão vinculadas a uma tarefa ou conjunto de atividades. A metodologia está sustentada em pesquisa exploratória e foi utilizada a técnica do levantamento. Participaram deste estudo 44 gestores, sendo 30 de restaurantes self-service por quilo, 12 de restaurantes à la carte e 2 de restaurantes self-service preço fixo. Os resultados da pesquisa demonstraram que os conhecimentos básicos das competências estão presentes nos gestores, embora apresentem divergências quanto à valorização de algumas competências e quanto a uma falta de sinergia nas atividades comuns que poderiam ser compartilhadas pelas empresas pesquisadas.