RESUMO
Código: 286
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise Fatorial e Correspondência: Técnica Multivariada Como Contribuição Para Compreender As Atitudes dos Gestores Quanto Às Decisões de Marketing
 
O presente artigo descreve por meio da análise multivariada - fatorial e correspondência - à relação das variáveis pesquisadas quanto ao grau de concordância em relação às decisões de marketing mediante a aplicação de um questionário com frases avaliando opinião e atitude. Nesse contexto deparou-se que os gestores sentem-se obrigados a tomar decisões, quando muitas vezes sem informações seguras, quanto ao uso de coleta e tratamento de dados. Realizou-se uma revisão teórica que abordou sobre sistema de apoio à administração de marketing (MMSS - marketing management support systems). Além disso, houve uma pesquisa de cunho exploratório junto a 110 gestores de empresas de médio e grande porte na cidade de Londrina, responsáveis pelas decisões de marketing. Aplicou-se o teste Qui-Quadrado para verificar algumas associações entre as variáveis, como também a análise fatorial para reduzir o número de variáveis pesquisadas e um mapeamento espacial por ramo de atividade da empresa, organização com ou ausência de um departamento de marketing e porte. Chegou-se dessa forma a resultados que evidenciaram algumas associações entre os segmentos e as atividades de marketing, que permitiram conhecer como as organizações utilizam às informações de marketing baseada na escala de concordância aplicada na pesquisa.