RESUMO
Código: 288
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Gestão da Cadeia de Suprimentos no Comércio Varejista de Alimentos: O Caso da Rede Econômica de Supermercados
 
O objetivo deste artigo foi analisar a gestão da cadeia de suprimentos em uma rede de cooperação no varejo de alimentos de Mato Grosso do Sul, a Rede Econômica de Supermercados, considerando sua importância como fator estratégico de competitividade. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas em livros, revistas especializadas e consultas aos periódicos capes, bem como entrevista em profundidade não disfarçada, por meio de roteiro semi-estruturado com um associado e com o diretor comercial da Rede Econômica de Supermercados. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro de 2006. As principais vantagens avaliadas pelos associados à rede foram: ganhos de escala; acesso a um maior número de fornecedores; aumento do portifólio de produtos; vantagem competitiva gerada por melhores preços e prazos de pagamento; garantia de fornecimento; redução da falta de produtos nas prateleiras. A principal desvantagem identificada foi: bi-tribuitação (quando as compras são centralizadas). A cultura da cooperação e estabelecimento de parcerias, entre fornecedores e associados, com o intuito de estabelecer relações de longo prazo e criação da confiança entre os agentes parece ser um ponto forte da rede econômica, considerando que houve um crescimento de todos os membros com o advento da rede.