Este artigo tem como objetivo demonstrar como Incentivo por Desempenho pode auxiliar as empresas e seus administradores a adquirir (ou manter) a vantagem competitiva frente aos seus competidores.
Para isso, será feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de Inovação, Vantagem Competitiva, Teoria de Agência e Incentivos por Desempenho, determinando o relacionamento existente entre eles.
Em um primeiro momento, será discutido o conceito de Vantagem Competitiva do ponto de vista de dois autores diferentes e, desta forma, chegando a uma conciliação destes dois conceitos que será usado durante todo o artigo.
A seguir, será feita uma discussão sobre o que é Inovação e como esta é essencial para atingir lucros econômicos acima da média de mercado, ou seja, atingir vantagem competitiva e como os administradores, apesar de inovarem em suas empresas, ainda estão insatisfeitos da forma como é feito.
Ao longo do texto, explicar-se-á que a inovação pode estar mal sucedida nas empresas devido à Teoria de Agência, pois apesar dos administradores e acionistas estarem interessados que seus funcionários se dediquem à inovação, se não houver um incentivo para tal, este tema não será tratado com a devida importância por seus funcionários.
Para este impasse, será considerado como possível solução Incentivo por Desempenho, ou seja, o funcionário terá alguma forma de remuneração (direta ou indireta) de acordo com o sucesso de sua inovação.
|