RESUMO
Código: 309
Área Temática: Administração Geral

 

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Internacionalização de Empresas Brasileiras A Partir de 1990
 
O trabalho tem como objetivo geral estudar a internacionalização das empresas brasileiras a partir da década de 1990. Foram utilizados os aspectos políticos, econômicos e das relações internacionais, abordaram-se tópicos como abertura de mercado, incremento comercial externo, avanço tecnológico, acirramento da concorrência, ampliação da qualidade dos produtos e serviços prestados, agilidade na troca de informações, mudanças na gestão das empresas e maior volatilidade de mercado, tendo sido analisadas também as conseqüências da internacionalização para as empresas brasileiras. Para se obter tais respostas, foram realizadas entrevistas em profundidade com empresários de diversos setores de atividade, utilizando-se a análise de conteúdo para a análise dos dados. Dentro dos principais resultados foram obtidos, destacam-se: os investimentos de empresas multinacionais; a adaptação dos produtos internos na busca do mercado exterior; a atualização tecnológica. Quanto às conseqüências foram relevantes os seguintes itens: aumento do lucro operacional em detrimento dos resultados financeiros; absorção de tecnologias e processos para atendimento do mercado internacional; redirecionamento da estratégia competitiva, mudando de orientação da produção de baixa qualidade/custo para uma produção orientada para produtos que incorporem maior grau de diferenciação e qualidade.