RESUMO
Código: 310
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Marketing Estratégico: Uma Perspectiva Teórica
 
O presente artigo perfaz uma revisão da literatura acerca do tema marketing estratégico ou estratégias de marketing. O objetivo central é realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando contribuir para o enriquecimento do conhecimento deste campo de estudo devido à sua grande relevância em ambientes competitivos. As estratégias de marketing desempenham um papel fundamental para as empresas que buscam aumentar sua vantagem competitiva nos mercados em que atuam, assim como proporcionar um valor superior aos seus clientes em relação aos concorrentes. O marketing estratégico está fundamentado em três bases: segmentação de mercado, definição do mercado-alvo (atratividade) e posicionamento. Todas elas foram analisadas com maior ênfase no decorrer deste estudo. O sucesso de uma organização depende em larga escala de sua habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-as mais duradouras possível. Essas vantagens advêm em geral da performance da empresa em dois campos: primeiro, da obtenção do menor custo operacional, que permita a prática de preços competitivos a um volume lucrativo de vendas, possibilitando uma participação de mercado auspiciosa. Em segundo lugar, advêm da estratégia (marketing), visando à obtenção de elevados padrões de qualidade dos produtos e serviços, diferenciando-os da concorrência.