RESUMO
Código: 312
Área Temática: Finanças

 

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Processo de Institucionalização do Ensino de Rse no Brasil Na Formação de Administradores: Os Destaques Regionais do Prêmio Ethos-valor
 
O ensino de conteúdos sobre RSE na formação de gestores é previsto por legislação específica que regulamenta as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração. No entanto, a existência de lei não necessariamente implica que tais valores serão internalizados, como sugere o processo de institucionalização, sendo assim o incentivo por meio de premiações de trabalhos na área pode acelerar ou dar maior visibilidade a tais ações concretas, sejam estas decorrentes de iniciativas individuais esporádicas ou de ambientes que proporcionem maiores facilidades. O presente trabalho analisa as características das 14 IESs de onde saíram os trabalhos que receberam destaques regionais do Prêmio Ethos-Valor na busca de indícios de níveis avançados de institucionalização do ensino de conteúdos sobre RSE. Como resultado identifica-se que: 1. trabalhos que receberam destaques regionais não vêm necessariamente de ambientes institucionalizados; 2. tal processo avançado é identificado em apenas três das IESs analisadas, sendo duas na mesma região, Sudeste; 3. conteúdos sobre RSE estão presentes quase que na totalidade dos casos investigados; e 4. parece haver uma tendência em abordar a responsabilidade social como valor do indivíduo, em detrimento da evidência de problematização da RSE como parte de organizações com fins lucrativos, a empresa.