RESUMO
Código: 318
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Timing, Relevância da Informação de Marketing e Vantagem Competitiva
 
O propósito do artigo é discutir em que contexto a informação pode ser considerada estratégica para uma organização, contribuindo para a obtenção de vantagem competitiva, tema de grande importância para os modernos estudos de administração, ao combinar aspectos da tecnologia da informação, da área de economia de empreas, com impactos diretos na área de marketing. A partir de uma revisão da literatura sobre o tema, abordam-se as práticas envolvidas em operações de marketing, as necessidades de informação, analisando algumas características desejáveis de um Sistema de Informação de Marketing adaptado ao cenário da hipercompetitividade. Por fim, o artigo propõe que o marketing busca sempre uma situação de assimetria informacional, como forma de se explorar vantajosamente o ambiente de negócios, e que a adoção de um SIM que considere efetivamente os aspectos discutidos, contribui para a obtenção de resultados objetivados. Nesta análise foram definidas duas dimensões primordiais: o timing do acesso à informação e a relevância específica da informação no processo decisório, desenvolvendo-se uma matriz capaz de sintetizar a aplicabilidade dos conceitos discutidos.