RESUMO
Código: 322
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing Esportivo no Campeonato Brasileiro de Futebol: Relação Entre Empresas Investidoras e Times Patrocinados.
 
O patrocínio esportivo é uma mídia alternativa que proporciona oportunidades únicas para empresas divulgarem suas marcas, seja via merchandising ou outras ações de marketing e que promove institucionalmente a empresa, marca e produto. Apesar da dimensões deste mercado, os dados sobre ações de patrocinío, com foco no futebol, são muito escassos e no Brasil há uma demanda reprimida por estudos formais sobre ações de marketing no futebol. Portanto esse trabalho visa analisar as relações entre as marcas das empresas patrocinadoras e os times clubes de futebol do Campeonato Brasileiro do ano de 2006. Foram considerados aspectos como a tomada de decisão, a relação entre os torcedores e as empresas. Foram pesquisadas oito empresas patrocinadoras dos times de futebol do campeonato brasileiro de futebol, por meio de entrevistas em profundidade com os responsáveis pela atividade em cada empresa. A pesquisa demonstra que a relação entre as empresas patrocinadoras pesquisadas e os times de futebol obedece a critérios não objetivos na tomada de decisão desse tipo de investimento e que a visibilidade que o futebol propicia á marca é o fator indicado pelas empresas, apesar da inexistência de critérios de mensuração de resultados.